Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Entre Tejo e Sado

Por dentro dos dias e da vida

Por dentro dos dias e da vida

A alegria de ver nascer o projecto «Comunicação Digital de Proximidade»

281220994_10223711816002011_886017221522568648_n_1

Em todas as Bibliotecas dos municípios de Alcácer do Sal, Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Santiago do Cacém, Seixal, Sesimbra e Setúbal já está instalado, no âmbito deste projecto, um estúdio de Comunicação Digital de Proximidade”, onde serão concretizadas sessões de formação em literacia mediática e a promoção de oficinas de comunicação multimédia.

 

No ano de 2017, no âmbito do OPP – Orçamento Participativo de Portugal, na acção que decorreu no Barreiro, tal qual o adolescente sonhador, saltei para o palanque e apresentei o Projecto de «Comunicação Digital de Proximidade». Para minha surpresa este, entre centenas, seria um dos projectos vencedores a nível nacional.

No dia que em Lisboa recebi o diploma de Vencedor, a Ministra da Ministra da Modernização sublinhou o facto de este ser um projecto exemplar e o único na área das novas tecnologias de comunicação.

O Projecto seria contemplado, inicialmente, no Orçamento de Estado com uma verba na ordem dos 90 mil euros.

Depois seguiu-se a fase da implementação, logo após a primeira reunião que decorreu na Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) percebi que a minha intervenção na implementação da minha ideia seria pouco viável, a burocracia e as regras orçamentais, pelo que diziam, fechavam muito o campo. Entendi.
Nesse sentido, perante as questões colocadas, e as dificuldades referenciadas, mesmo perante as diversas soluções que apresentei, comecei a ficar com sensação que o projecto até podia nem se concretizar.
Nesse sentido visando a sua concretização e procurando que a verba do OPP viesse para a região de Setúbal, e não se perdesse, contactei Sofia Martins, na AMRS – Associação de Municipios, lancei o repto de abraçar o projecto e viabilizá-lo dando-lhe forma real.

Assim foi, e acabou por ser celebrado o Protocolo de Colaboração entre a DGLAB e a Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS) com vista à implementação e desenvolvimento do projeto vencedor do OPP 2017 “Comunicação Digital de Proximidade”, apresentado pelo cidadão António Sousa Pereira.

Recorde-se que o objectivo deste projecto era contribuir para aprofundar os níveis de literacia mediática dos cidadãos da região.
Assim como dar a conhecer aos cidadãos residentes nestes municípios os meios de comunicação das respetivas localidades, incentivando o seu consumo e colaboração. Sim, também do jornal «ROSTOS». A sua implementação teve, por fim, um orçamento de 84.661,79€.

Fui convidado pela Associação de Municípios, a semana passada, para conhecer o «Estúdio móvel Multimédia» que irá levar para o terreno o projecto “Comunicação Digital de Proximidade”.

Entretanto em todas as Bibliotecas dos municípios de Alcácer do Sal, Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Santiago do Cacém, Seixal, Sesimbra e Setúbal já está instalado, no âmbito deste projecto, um estúdio de Comunicação Digital de Proximidade”, onde serão concretizadas sessões de formação em literacia mediática e a promoção de oficinas de comunicação multimédia.

Sinto uma grande alegria de ver esta minha ideia nascer e tornar-se uma realidade.
Sinto uma grande alegria de ver que vale a pena sonhar, acreditar e não desistir de realizar ideias.
Agradeço à AMRS, à Sofia Martins, aos técnicos da AMRS, terem agarrado o projecto e terem feito da ideia uma realidade.
Este é um exemplo que a vida é sempre assim, primeiro o homem sonha, do sonho nasce a ideia, da ideia nasce a prática e da prática nasce a vida.

Obrigado AMRS, porque deu vida a esta ideia e não deixou que a ideia morresse.
Afinal, eu apenas sonhei e nunca desisti de a tornar real, fosse de que forma fosse, por isso estou feliz por sentir que o sonho se transformou numa realidade.
O importante na vida é transformar e ajudar a fazer futuro.

Este projecto “Comunicação Digital de Proximidade”, é um projecto que faz futuro.
Hoje, que estou perto de celebrar os meus 70 anos, sinto-me imensamente feliz, por estar a contribuir para fazer nascer futuro, desde a Biblioteca do Barreiro a outras da região, passando pelo Estúdio Móvel!
É lindo! A vida é mesmo linda!

António Sousa Pereira

VER FOTOS
https://www.facebook.com/media/set/?vanity=jornalrostos&set=a.10158587356892681

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Links

COMUNICAÇÃO SOCIAL

AUTARQUIAS

ESCOLAS

EMPRESAS

BLOGUES DO BARREIRO

ASSOCIAÇÔES E CLUBES

BLOGUES DA MOITA

SAPO LOCAL

PELO DISTRITO

CULTURA

POLITICA

TWITTER

FACEBOOK ROSTOS

Em destaque no SAPO Blogs
pub