TAS - Teatro Animação de Setúbal Apresenta o espectáculo «… no meio de mil dores…» com encenação de Carlos Curto
No âmbito das Comemorações Bocageanas, o TAS - Teatro Animação de Setúbal apresenta o espectáculo “… no meio de mil dores…”, com encenação de Carlos Curto e interpretação de Célia David, pode ser visto, no dia 15 de Setembro, às 21.30h no Museu de Setúbal / Claustros do Convento de Jesus, em Setúbal.
No âmbito das Comemorações Bocageanas, o TAS | Teatro Animação de Setúbal apresenta o espectáculo “… no meio de mil dores…”
Cartas Portuguesas
“Cartas Portuguesas” são atribuídas a Soror Mariana Alcoforado (1640/1723), freira portuguesa que nasceu e faleceu em Beja, onde professou no Convento da Conceição, tendo sido escrivã e vigária.
A autora das cartas tê-las-ia enviado a um não identificado gentil homem (francês) que serviu em Portugal. Gabriel de Lavergne, Senhor de Guilleragues, traduz as cartas, publicando-as em 1669 com o título Lettres Portugaises, identificando o destinatário: Noel Bouton de Chamilly.
A figura de Soror Mariana Alcoforado tornou-se um símbolo literário universal do Amor.
“... no meio de mil dores...”
As cinco ‘Cartas Portuguesas’ estão dramaturgicamente estruturadas num monólogo com a duração de meia hora...
... Meia hora em que as cartas são corpo e voz, deslizando entre o prazer e a repulsa, o desejo e o desespero desse vão desejo, a paixão e o encanto de preservar essa paixão, bebidos das entrelinhas de cartas que deixam de ser lidas para constituírem a própria interpretação.
Amante / Amor / Ausente / Sagrado.
Com encenação de Carlos Curto e interpretação de Célia David, “… no meio de mil dores…” pode ser visto no dia 15 de Setembro às 21.30h no Museu de Setúbal / Claustros do Convento de Jesus em Setúbal.