Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Entre Tejo e Sado

Por dentro dos dias e da vida

Por dentro dos dias e da vida

«Viva o Casamento!» no Teatro Municipal do Barreiro Uma comédia que dá ânimo e proporciona «música no coração»

. . Arte Viva dedica este espectáculo a João Cavaco

Luís Pacheco, encenador, entra com o pé direito, na sua primeira colaboração com ArteViva - Companhia de Teatro do Barreiro, ao proporcionar um espectáculo com ritmo, musicalidade, humor e ironia.

«Viva o Casamento!», uma comédia de Fernando Gomes, que vai estar em cena no Teatro Municipal do Barreiro, até dia 1 de Março 2014, é, sem dúvida uma delícia e um espectáculo a não perder.

 

Num tempo marcado diariamente por «nuvens negras», noticias que nos retiram energia, ver a peça «Viva o Casamento!» é, sem dúvida um momento de conforto, divertimento que nos dá ânimo e faz-nos pensar que há mais mundo e mais vida que aquela que nos entra quotidianamente pelo écrans da televisão.
Sentimos, também que, aqui e agora, no Barreiro, há jovens que se divertem e divertem-nos fazendo arte de qualidade, mantendo vivo o teatro como expressão da vida e dos tempos que vivemos.
Um texto que faz sentir a intemporalidade, que faz pensar o país, a nossa terra, a nossa rua. Um texto que nos faz mergulhar por dentro dos sentimentos, de forma divertida e com muita musicalidade.
Quando termina a peça «Viva o Casamento!» não ficamos com um sentimento de vazio, antes pelo contrário, somos levados a mergulhar no tempo e percorrer as memórias de nós, neste canto à beira mar plantado.

Um espectáculo onde o espaço cénico, em todo o seu enquadramento estético merece o nosso aplauso, pela sua funcionalidade, permitindo os personagens fluir com autenticidade e com grande equilíbrio.
O jogo de luz funciona, igualmente, como um elemento estruturante do espaço cénico.
Um espectáculo onde o próprio guarda roupa contribui de forma plena para caracterizar os personagens e ajuda os actores na vivência e na expressão corporal.
Não vou referir nenhuma interpretação em particular, acho que todos estiveram em palco de forma muito serena, ajudando-se mutuamente, com muito calor e energia. Foram excelentes, na interpretação e no canto!
Todos os personagens, em momentos concretos, são centrais no espectáculo, dando sentido ao texto, na construção e desconstrução das situações dramáticas, com boa colocação de voz e caricaturas.
Os momentos musicais são, sem dúvida, uma agradável surpresa, pelo ritmo, pela graciosidade e por proporcionarem, eles mesmos, uma contextualização sociológica, tornando-se um motor da própria dinâmica teatral, sátira social e problematização da nossa realidade sócio-cultural.

Luís Pacheco, encenador, está de parabéns, entra com o pé direito, na sua primeira colaboração com Arte Viva - Companhia de Teatro do Barreiro, proporcionando um espectáculo com ritmo, musicalidade, humor e ironia.
«Viva o Casamento!», uma comédia de Fernando Gomes, que vai estar em cena no Teatro Municipal do Barreiro, até dia 1 de Março 2014. 

Se quer viver uma noite divertida, com fortes gargalhadas e simultaneamente abrir um espaço para, na sua interioridade, pensar Portugal, de hoje e do seu passado recente, então, este, garanto-lhe, é um espectáculo a não perder. É uma delicia!

Recordar João Cavaco

Uma nota final. Rui Félix recordou no final do espectáculo da estreia, com um texto muito lindo e emocionante, que a Arte Viva - Companhia de Teatro do Barreiro dedica este espectáculo a João Cavaco, amigo e colega recentemente falecido. 
Um momento de grande emoção com todos os espectadores, de pé, e actores, durante largos minutos a homenagear João Cavaco, com um forte aplauso, recordando um homem que inscreveu seu nome na história do teatro do Barreiro e na vida do Arte Viva.

António Sousa Pereira

 

http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=8000026&mostra=2

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Links

COMUNICAÇÃO SOCIAL

AUTARQUIAS

ESCOLAS

EMPRESAS

BLOGUES DO BARREIRO

ASSOCIAÇÔES E CLUBES

BLOGUES DA MOITA

SAPO LOCAL

PELO DISTRITO

CULTURA

POLITICA

TWITTER

FACEBOOK ROSTOS