Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Entre Tejo e Sado

Por dentro dos dias e da vida

Por dentro dos dias e da vida

Memórias rasgadas a frio

18222165_1739900646027142_7253580721350676499_n.jp

 

 

O tempo que vivemos não é todo o tempo que guardamos na memória. Há um tempo que morre, aquele que é esquecido, apenas existiu. Depois, há outro tempo, aquele que mesmo distante, nos confins da memória, continua presente, está vivo nos sentimentos que guardamos.

Foi isto que me ocorreu, hoje, ao fim da tarde, ao receber a noticia que, na minha terra natal, faleceu o Anacleto, para mim o «Chica» ou «Gica».

Mergulhei de súbito nas memórias daqueles dias do Torneio Popular, que dava uma vida imensa ao Campo de Jogos do Lusitano, com uma sã rivalidade de diferentes clubes.

É, aí, a esses dias, quando criança, acompanhava a equipa do Futebol Clube «O Lazareto», que equipava à Belenenses. O Anacleto, era um dos jogadores de referência da equipa, onde também alinhava o Manuel José. Depois, quando começou a jogar no Lusitano ele era um dos meus heróis.

Era o «Gica» (Anacleto), ou o Manuel José que me levavam pela mão – uma espécie de mascote da equipa – a saída era da Taberna do 28, ponto de encontro, até ao campo do Lusitano. E, no decorrer do jogo, lá, no campo, eu ficava sentado na caixa do massagista. Vivendo de forma intensa os jogos do Lazareto que, era, afinal, o clube da Minha rua, da malta da Rua da Espanha.

Hoje, ao receber esta triste noticia, através do meu primaço Neto Gomes, de súbito, senti que me arrancavam um pouco dessa memória da minha infância, desse tempo vivido e sentido que não esquecemos e por isso permanece eterno.

É isso, há um tempo que fica vivo dentro da nossa memória, são marcas de vida vivida.

Foi por isso que senti, por dentro de todo o tempo que, hoje, com a partida do Anacleto, um pouco das minhas memórias foram rasgadas a frio..e, isso, dói.

Até sempre Gica!

 

António Sousa Pereira

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Links

COMUNICAÇÃO SOCIAL

AUTARQUIAS

ESCOLAS

EMPRESAS

BLOGUES DO BARREIRO

ASSOCIAÇÔES E CLUBES

BLOGUES DA MOITA

SAPO LOCAL

PELO DISTRITO

CULTURA

POLITICA

TWITTER

FACEBOOK ROSTOS