Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Entre Tejo e Sado

Por dentro dos dias e da vida

Por dentro dos dias e da vida

Eu vi florir uma lágrima nos teus olhos

aconcerto 186.JPG

 

 

Estava a li sentado, na tua frente, tu falavas da SFAL, da sua história, das suas gentes e, de súbito, senti a comoção tocar tua voz e vi florir uma lágrima nos teus olhos. Suspiraste. Contiveste os sentimentos.

“Foi emocionante, muito emocionante escutar o Hino da SFAL tocado por três bandas. Obrigado. Este dia vai ficar como marca nas comemorações dos nossos 150 anos”, sublinhaste.

Ali, sentado, na tua frente, milhares de imagens percorreram em segundos a minha memória.

Percebi a tua comoção. Percebi. Porque é preciso ter vivido, assim, como tu, hoje, vives e sentes no coração o quotidiano da vida associativa, para perceber por dentro das palavras a emoção que nascem em palavras que florescem de actos vividos à flor da pele.

 

Lá dentro, enquanto soltamos as palavras e olhamos, nos olhos, com verticalidade, a moldura humana que nos rodeia, nesse momento, sabemos porque vale a pena a dedicação o voluntariado, o fazer associativismo.

E, muitas vezes, lá dentro em segundos esvoaçam, aqueles sentimentos que levam a refutar os saudosismos, aquelas ideias que se repetem, sobre o antigamente, como se o antigamente fosse o melhor dos mundos e, o hoje, não passa de uma mera ilusão.

Nesses instantes, sentimos como vale a pena acreditar e sonhar, porque o mundo de hoje é real e real é aquela vivência que faz florir lágrimas de amor à vida e de alegria.

 

Muitos nunca vão perceber isso, o que é o viver para a comunidade e pela comunidade. É por isso que te admiro. Porque eu cansei-me de ingratidão.  

E, por isso, quando vi aquela flor a florir nos teus olhos os meus, naquele instante, humedeceram trazendo à memória momentos inesquecíveis, feitos de mim e de ti, dos nossos frutos, de muitos silêncios que forjaram o cansaço, mas, também de muitas amizades e alegrias que enchem o coração. Sorri. Porque o melhor da vida é sorrir!

 

António Sousa Pereira

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Links

COMUNICAÇÃO SOCIAL

AUTARQUIAS

ESCOLAS

EMPRESAS

BLOGUES DO BARREIRO

ASSOCIAÇÔES E CLUBES

BLOGUES DA MOITA

SAPO LOCAL

PELO DISTRITO

CULTURA

POLITICA

TWITTER

FACEBOOK ROSTOS

Em destaque no SAPO Blogs
pub