Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Entre Tejo e Sado

Por dentro dos dias e da vida

Por dentro dos dias e da vida

Baixa da Banheira no concelho da Moita Quer colocar o «Blues» como marca da sua actividade musical e cultural na região e no país

. Festival BB Blues é uma marca

“Queremos ser actores da promoção cultural do concelho, com os municípios dos arredores e na Área Metropolitana de Lisboa” – referiu Luis Guerreiro, da Associação BB Blues Portugal, hoje à tarde, apresentada no Forum Cultural José Manuel Figueiredo.

“Queremos criar uma ponte entre o blues e a Baixa da Banheira” – salientou Dúlio Canário.

Nuno Cavaco, presidente da União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, afirma que Festival BB Blues tem que se tornar – “uma imagem da nossa terra”.

 

Rui Guerreiro, da Associação BB Blues Portugal, hoje à tarde, no Forum Cultural José Figueiredo, na Baixa da Banheira, referiu que “em sequência do trabalho realizado para o Festival BB Blues, a dimensão e a importância do festival, justificou a criação de uma associação vocacionada, que tendo o Festival como âncora, possa realizar um trabalho regular na Baixa da Banheira” de promoção e divulgação do blues.
Essa a razão para a criação da Associação BB Blues Portugal, fundada no dia 1 de Dezembro de 2013.

Promover o blues enquanto forma de expressão cultural

Rui Guerreiro, recordou que o «Festival BB blues» nasceu no movimento associativo, e, na sua opinião, faz sentido a criação de uma associação cultural vocacionada, numa perspectiva de promover um trabalho de proximidade.
“Temos um plano de intenções para o ano 2014, visando promover o blues enquanto forma de expressão cultural” – referiu.
Salientou que estão pensadas a realização de actividades ao nível da formação, divulgação e discussão.

Revitalizar o espaço do Café Concerto

Neste contexto a Câmara Municipal da Moita vai disponibilizar, o espaço do Café Concerto do Forum Cultural José Manuel Figueiredo, onde, no 2º sábado de cada mês, irá decorrer um Ciclo de Blues.
“Este é um contributo para revitalizar o espaço do Café Concerto, manter vivo e conectar com a população do festival ao longo do ano”, sublinhou.
Estão agendados dois concertos, para os dias 8 de Fevereiro e 8 de Março. 
“Queremos ser actores da promoção cultural do concelho, com os municípios dos arredores e na Área Metropolitana de Lisboa” – referiu Luis Guerreiro.

Criar uma ponte entre o blues e a Baixa da Banheira

Dúlio Canário, da Associação BB Blues Portugal, recordou as origens do Festival BB Blues, cuja primeira edição remonta ao ano 2012, que contou apenas com a participação de bandas portuguesas, no entanto, no na segunda edição no ano 2013, o Festival já registou a presença de nomes do blues de referência internacional
Dúlio Canário, sublinhou que – “o festival cresceu em número de dias e em quantidade de bandas, alcançando uma visibilidade mediática”.
Sublinhou que a Associação BB Blues Portugal não vai centrar a sua actividade apenas na música, pretende dinamizar uma componente cultural.
“Queremos criar uma ponte entre o blues e a Baixa da Banheira” – salientou.
Recordou que as origens do blues foi em zonas dos Estados Unidos da América de residência de populações carenciadas e a Baixa da Banheira tem essa matriz na sua génese.
João Figueiredo, da Associação BB Blues Portugal, recordou que ao longo da sua história a música sempre marcou presença na vida da Baixa da Banheira – “Há sempre músicos, há sempre grupos, há uma cultura musical na Baixa da Banheira”.

Festival BB Blues é uma marca

Nuno Cavaco, presidente da União de Freguesias da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, sublinhou quer a Baixa da Banheira é uma terra de”gente que arregaça as mangas e trabalha”, uma terra de gente que “gosta de fazer coisas para os outros”.
“Somos uma terra que faz coisas, somos uma terra feita do trabalho de muita gente”- disse.
Nuno Cavaco sublinhou que o Festival BB Blues tem que se tornar – “uma imagem da nossa terra”.
“Temos que criar uma marca da Baixa da Banheira, o Festival BB Blues é uma marca” – disse o autarca.

VER FOTOS

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10151861922452681.1073741962.374205877680&type=3

 

http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=8000032&mostra=2

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Links

COMUNICAÇÃO SOCIAL

AUTARQUIAS

ESCOLAS

EMPRESAS

BLOGUES DO BARREIRO

ASSOCIAÇÔES E CLUBES

BLOGUES DA MOITA

SAPO LOCAL

PELO DISTRITO

CULTURA

POLITICA

TWITTER

FACEBOOK ROSTOS