Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Entre Tejo e Sado

Por dentro dos dias e da vida

Por dentro dos dias e da vida

António Presumido primeiro presidente eleito da JF Baixa da Banheira “O interesse da sua terra e das suas gentes à frente de qualquer coisa»

. Um poema oferecido ao jornalista António Sousa Pereira

No âmbito do 47º aniversário da freguesia da Baixa da Banheira, no concelho da Moita, o Movimento Associativo Popular da Vila da Baixa da Banheira prestou homenagem a cinco cidadãos cuja actividade foi relevante para a comunidade.
António José Presumido, foi um dos homenageados, sendo referido, por Paulo Dias que foi um homem –“ considerado por todos um embaixador da nossa terra e do nosso país”.

 

António José Presumido, nasceu no Barreiro a 2 de Maio de 1930. Frequentou a Escola Primária Conde Ferreira, na Moita. 
Aos 11 anos deixou a Escola e foi trabalhar para a industria corticeira. Aos 16 anos entrou na Companhia União Fabril. 
“Aos 18 anos fez a quarta classe e foi para a carpintaria aprender esse nobre ofício. Aos 22 anos foi para apontador. Aos 30 anos iniciou os estudos na Escola Industrial e Comercial Alfredo da Silva” – referiu Paulo Dias, no decorrer da homenagem.

Primeiro Presidente eleito na da Junta de Freguesia da Baixa da Banheira

“Após o 25 de Abril foi eleito para a Comissão de Moradores da Baixa da Banheira onde desenvolveu um trabalho unitário de grande valia para a Baixa da Banheira. 
Participou ativamente nas reuniões com os moradores e com as autarquias. 
Fruto do seu percurso e da estima que a população lhe demonstrava é convidado para ser candidato ao cargo de Presidente da Junta de Freguesia da Baixa da Banheira, cargo para que foi eleito” - salientou. 
“Mais tarde é eleito Vereador da Câmara Municipal da Moita, cargo que desempenhou sempre colocando o interesse da sua terra e das suas gentes à frente de qualquer coisa. O que granjeou admiração e estima” – referiu Paulo Dias. 

Embaixador da nossa terra e do nosso país

António José Presumido, foi Presidente da Associação de Geminação durante muitos anos sendo considerado por todos um embaixador da nossa terra e do nosso país. 
“Estimado por franceses, alemães, marroquinos e como não poderia deixar de ser por toda a população da sua terra” – sublinhou Paulo Dias. 

Uma referência e um exemplo

António José Presumido dedica-se à escrita tendo feito obra que dedicou à Baixa da Banheira e Concelho da Moita mas que estendeu à nossa cultura portuguesa. 
“Hoje em dia é uma referência e um exemplo para todos aqueles que querem estar na vida pública. Sem sombra de dúvida um dos muitos bons autarcas e homens do coletivo que a Baixa da Banheira produziu” – disse Paulo Dias.

Criei grandes amigos nas colectividades e no Movimento de Moradores

António José Presumido recordou que ao longo da sua actividade de intervenção civica – “criei grandes amigos, nas colectividades e no Movimento de Moradores”.
Referiu episódios e momentos que guarda na memória, a partilha de problemas e sublinhou o apoio que sempre recebeu de sua esposa.
Na sua intervenção sublinhou um episódio, quando ele e o Padre Pedro, andaram pelas ruas a efectuar um peditório para as festas da freguesia – “o padre tocava corneta e eu com o saquinho”.
No final, leu um poema, onde evocou a história da Baixa da Banheira, a luta pela conquista da freguesia e a luta pela liberdade.

Um poema oferecido ao jornalista

António Presumido, após a leitura do poema, referiu – “Quero oferecer este poema, por mim assinado, a um jornalista que está aqui presente”. 
O primeiro autarca eleito como presidente da Junta de Freguesia da Baixa da Banheira, ofereceu o poema a António Sousa Pereira, Director do jornal «Rostos».
Um gesto que foi marcado com um forte abraço entre o autarca e o jornalista.

 

http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=6000031&mostra=2

Mais sobre mim

foto do autor

Sigam-me

Links

COMUNICAÇÃO SOCIAL

AUTARQUIAS

ESCOLAS

EMPRESAS

BLOGUES DO BARREIRO

ASSOCIAÇÔES E CLUBES

BLOGUES DA MOITA

SAPO LOCAL

PELO DISTRITO

CULTURA

POLITICA

TWITTER

FACEBOOK ROSTOS